PROGRAMA TRIAGEM COVID-19

Ultimamente vem se identificando um aumento significativo dos casos suspeitos, confirmados e óbitos relacionados a COVID-19 exigindo cada vez mais das pessoas uma preocupação com a sua saúde e prevenção de agravos.

 

A prevenção as doenças, dependerá em grande parte do conhecimento do indivíduo sobre a doença vigente. O indivíduo tem como tarefa, manter suas medidas de prevenção, como por exemplo o hábito de higienizar de forma adequada as mãos e o uso de máscara.

 

O uso de medidas preventivas e de orientação constitui uma das mais importantes e bem-sucedidas intervenções feitas atualmente no campo corporativo.

 

O rastreamento adequado pode ajudar nas ações preventivas de propagação do vírus e atendimento adequado aos casos suspeitos

OBJETIVO

 

O projeto de triagem tem como objetivo identificar os possíveis casos suspeitos de COVID-19 presentes na empresa e desta maneira realizar medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus, além de orientar sobre os cuidados necessários durante essa fase de pandemia.

ACOMPANHAMENTO

 

Os dados mensurados nos possíveis suspeitos de estarem com a doença são descritos em planilhas especificas para que a empresa consiga mapear e acompanhar o prognóstico/evolução dos casos em seus colaboradores.

 

Os dados poderão ser reportados via e-mail através de planilha específica e/ou planilha impressa entregue diariamente ao setor responsável com o número de casos suspeitos identificados na triagem pela equipe de saúde para realização de ações de cuidados preventivos e condutas internas.

 

Mensalmente será entregue relatório gerencial com os indicadores avaliados na triagem.

FLUXO DA TRIAGEM

 

A equipe de saúde ficará posicionada em locais estratégicos para que consigam realizar a triagem em todos os indivíduos que entrem na empresa e realizarão os itens abaixo:

  • Medição de temperatura corporal;

  • Realização de perguntas relacionadas a sintomatologia ou histórico de contato com pessoas diagnosticadas com COVID-19;

  • Realização de perguntas relacionadas a viagens para áreas endêmicas;

  • Realização de perguntas referentes a exposição e não cumprimento do distanciamento social;

  • Realização de perguntas relacionadas a não utilização de medidas preventivas como o uso de máscaras de proteção.

FLUXO DE ORIENTAÇÕES 

 

No momento da intervenção é explicado ao colaborador pela equipe de saúde o motivo do procedimento realizado pela empresa e as condutas que a pessoa deverá realizar como medidas de cuidados.

Serão orientados a buscar ações para diagnóstico/tratamento do COVID-19 e condutas para evitar a disseminação do vírus.

A equipe de saúde é responsável por orientar sobre as medidas preventivas, como por exemplo: a colocação, retirada e descarte adequado das máscaras, e as maneiras adequadas de higienizar as mãos com álcool gel e água e sabão.

MATERIAL UTILIZADO

 

  • Termômetro digital;

  • Planilhas impressas com informações da triagem/sintomas verificados.

O sucesso deste evento e dos esforços da empresa para evitar a propagação da doença se faz necessário para alertar os profissionais sobre a importância dos cuidados preventivos.

Av. José Giorgi, 280 - Sls 30-32 - Granja Viana II - (11) 4551-4541

 

​©2016 by WED Consultoria em Educação e Saúde Ltda. all rights reserved.​